terça-feira, 26 de abril de 2011

Post perdido: "O Dom Pedro de Portugal não tem nada a ver com o do Brasil" - Especial 1822 - iG

Pensei em escrever um post sobre este assunto mencionado no título, isto é, como figuras históricas brasileiras e portuguesas são vistas de forma diferente nos dois lados do Atlântico.

Primeiro pensei em escrever sobre o primeiro Pedro, o Cabral. Ele somente conseguiu a fama que hoje atribuímos a ele, pois D. Pedro II personificado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro pesquisou em arquivos portugueses (como parte de sua tentativa de criar uma nação brasileira, assunto de post anterior) a chamada "certidão de nascimento brasileira", a Carta de Pero Vaz de Caminha e por conseqüência a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Ao identificar este como o primeiro herói civilizador do Brasil, Cabral foi alçado ao status de um dos pais da pátria.

Sem o reconhecimento dos brasileiros, os portugueses continuariam a atribuir a Cabral o que lhe coube na partilha dos Descobrimentos, nada. Sua viagem apesar de ter sido um sucesso econômico, mesmo com a perda de diversos navios não foi o suficiente para lhe garantir a lealdade do rei, que após uma briga entre Cabral e Vasco da Gama, aquele foi banido da corte até o fim da vida.

Sem prestígio na corte e desacreditado morreu sem saber o real legado de sua viagem. Se não fosse por D. Pedro II seu túmulo e sua história continuariam esquecidos.

O segundo Pedro que eu escreveria seria o Primeiro, D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, porém a entrevista abaixo já me tirou este "gostinho".

"O Dom Pedro de Portugal não tem nada a ver com o do Brasil" - Especial 1822 - iG

Espero que tenham gostado dessas peculiaridades históricas.

Obrigada e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário