sábado, 23 de abril de 2011

Post de casamento: Curiosidades históricas

Gales, neto de Elizabeth, rainha da Inglaterra, conheceu Kate e irá se casar com ela. Seu irmão Harry participará da cerimônia. Os pombinhos depois de casados irão viver no País de Gales. O leitor deve estar achando que eu estou falando do casamento do Príncipe William de Gales e de Kate Middleton. Na verdade estou recontando um momento que ocorreu há 510 anos atrás em 1501, por ocasião do casamento do Príncipe Arthur de Gales e de Catarina de Aragão.

Arthur era o irmão mais velho daquele que viria a ser um dos reis mais conhecidos da Inglaterra, que dirá do mundo, Henrique VIII, o irmão Harry que participou da cerimônia acima mencionada. É engraçado, pelo menos para mim, como a História está cheia de coincidências irônicas. Para saciar a curiosidade de alguns segue a lista das ironias que cercam o casamento da próxima sexta-feira:
- O segundo nome de William é Arthur: William Arthur Philip Louis Mountbatten Windsor;
- Catarina de Aragão era chamada por Arthur e Henrique de Kate (apelido de Catarina em inglês), assim como Kate Middleton, nascida Catherine Middleton;
- A avó de ambos os noivos se chamava Elizabeth e era Rainha da Inglaterra, a de William é a Rainha Elizabeth II e a de Arthur era Elizabeth de Woodville, casada com o Rei da Inglaterra Eduardo IV;
- Ambos descendem do "ramo York", isto é, William sendo bisneto do Rei George VI (o gago do "Discurso do Rei"), o qual era Duque de York antes de tornar-se rei, acaba por descender deste ramo. Já Arthur era neto de Eduardo IV, o qual também havia sido Duque de York antes de virar rei, tem-se aqui a mesma situação;
- Ambos possuem irmãos mais novos que se chamam Henrique (Henry ou Harry em inglês);
- Ambos moraram em Gales depois do casamento: Tecnicamente no caso de Arthur, ele morou no Castelo de Ludlow na fronteira com o País de Gales.

Agora uma coincidência cruzada: William nasceu em junho e Harry em setembro; Arthur nasceu em setembro e Henrique em junho.

Espero que tenham gostado deste pequeno post de curiosidades! Felicidades aos noivos! Que tenham mais sorte do que aqueles de 1501.

Convido aos leitores caso achem mais coincidências sobre este casamento ou outros fatos da História que comentem!

Obrigada e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Só espero que a história não se repita por inteiro e que Harry não cometa o mesmo "erro" de Henry e se case com a viúva do irmão. Pelo menos Catarina de Aragão era a princesa da Espanha, né? Kate M é plebéia e bem sem sal (não é recalque!)

    Eu sugiro que Harry procure uma nobre francesa com o nome de Marie com uma irmão Anna para casar! =P

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir